sábado, 18 de outubro de 2008

"Saudade"

Oi!
Sabe aqueles dias em que você acorda e sente que algo está diferente. Você se olha no espelho e percebe que não é o cabelo, não é o corpo, mas sim os olhos, não que eles estejam inchados ou disformes, mas são seus olhos que estão diferentes...
Não falta brilho, ele ainda está lá.
Não estão vázios, estão bem preenchidos. E você pensa não são só os olhos que estão diferentes, seu coração também. Ele está cheio, um cheio diferente, um cheio que pesa ( pesa leve).
Ai você percebe que sente falta. Não, não é falta, é saudade. Saudade!
Outro dia um amigo me perguntou se sei o conceito de saudade. Não sei se por ter sido ele ou pelo simples fato de perceber que não sabia, fui atrás de saber o que é saudade.
Até então, sabia que é uma palavra que só existe na língua portuguesa ( e olha que procurei em tudo quanto é língua, até essa que você está pensando) mas que o sentimento é universal. E foi assim vendo que pouco sabia, que fui pesquisar...
Descobri que saudade é singular, feminina, significa lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir, nostalgia, lembrança afetuosa a pessoa ausentes; também descobri que é empregada na botânica em várias espécies de plantas dipsacáceas; e em passáros muito atraentes da família dos contigídeos, assobiador. Que saudade deriva de saudar, soidade, soedade e do latim solite.
Ao descobrir tudo que havia para descobrir, me olhei novamente no espelho e notei que ainda estava diferente, e que iria continuar assim.
Não é que faltasse.
É que sobrava saudade.
Foi assim que entendi que não é uma questão de conceito, etimologia, saber. E sim de sentir.
Sentir que ela vai sempre está aqui, e ela nos dá o dom de fechar os olhos e reviver, tornando assim cada momento infinito.

3 comentários:

João Paulo Guimarães disse...

Tudo que você faz é feito com paixão e devoção. Aí acaba saindo essas maravilhas. Amei muito.

Ps: Linda. hehehehehe.

Unknown disse...

Sò faltou o "minha" na frente do "linda" ai seria d+...

Manoela Coelho disse...

Seria querer demais né!!!! Daqui à pouco peço pra ele usar barba e mudar de profissão, pensa no lado bom, pelo menos não rola o enfim... rsrsrssrs
Sim... você gostou do texto querida?